Mundo

Obama inicia visita ao Quênia com elogios a uma África 'em movimento'

A luta contra o terrorismo será um dos principais temas da reunião entre Obama e seu colega Uhuru Kenyatta

Agência France-Presse
postado em 25/07/2015 10:26
A luta contra o terrorismo será um dos principais temas da reunião entre Obama e seu colega Uhuru Kenyatta
Quênia -
"A África está em movimento", afirmou neste sábado Barack Obama, elogiando o espírito empresarial durante um fórum econômico em Nairóbi, na primeira visita ao país de seu pai desde que se tornou presidente dos Estados Unidos.

"Queria vir aqui porque a África está em movimento. A África é uma das regiões que cresce mais rapidamente no mundo", lançou na abertura de uma reunião internacional de empresários em Nairóbi.

"As pessoas saem da pobreza, a renda aumenta, a classe média cresce e os jovens como vocês exploram as tecnologias para mudar a maneira como a África faz negócios", acrescentou a sua audiência.

[SAIBAMAIS]Desde a chegada de Obama, na noite de sexta-feira, a capital queniana está submetida a fortes medidas de segurança, incluindo o fechamento do espaço aéreo durante seu pouso e decolagem - no domingo, quando se dirigirá à Etiópia.

A principal ameaça é a do grupo islamita Al-Shebab, filiado à Al-Qaeda e originário da Somália, responsável no Quênia pelo tiroteio no centro comercial Westgate de Nairóbi em 2013 (67 mortos), ou pelo massacre na Universidade de Garissa (nordeste) em abril (148 mortos).

A luta contra o terrorismo será um dos principais temas da reunião entre Obama e seu colega Uhuru Kenyatta.

O presidente Obama planeja visitar o memorial em memória das vítimas do atentado da Al-Qaeda contra a embaixada americana em Nairóbi de 1998, no qual 224 pessoas morreram.

Os Estados Unidos são um importante sócio do Quênia em matéria de segurança. As tropas do Quênia participam da missão da União Africana na Somália (Amisom), onde os drones americanos realizam bombardeios regularmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação