Agência France-Presse
postado em 26/07/2015 11:23
Uma mulher fez-se explodir neste domingo no mercado central em Damaturu, capital do Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, deixando pelo menos 14 mortos e 47 feridos - informaram testemunhas e uma fonte hospitalar."Uma mulher fez-se explodir na entrada do mercado", disse à AFP Garba Abdullahi, um comerciante. "Nós retiramos 15 corpos de lá (...), incluindo o da terrorista suicida, identificada como uma mulher conhecida no bairro por seus problemas psicológicos", acrescentou.
[FOTO1]O balanço foi confirmado por uma enfermeira do hospital Sani Abacha de Damaturu, que estimou cerca de 47 feridos, a maioria em estado crítico.
Leia mais notícias em Mundo
Damaturu já havia sido, na sexta-feira, cenário de um atentado suicida triplo realizado por meninas menores de idade que deixou 13 mortos.
A terrorista suicida deste domingo "tinha cerca de 40 anos. As pessoas acreditam que ela tenha sido manipulada (...) que ela não sabia o que levava", afirmou Abdulahi. Os atentados suicidas perpetrados por mulheres, em geral muito jovens, se multiplicaram nos últimos meses na Nigéria.
Yobe é um dos três estados do nordeste da Nigéria mais afetados pelos ataques dos extremistas do Boko Haram.
Mais de 15.000 pessoas morreram e 1,5 milhões de pessoas fugiram de suas casas desde 2009 como consequência da guerra que travada pelo Boko Haram e as forças nigerianas.