Agência France-Presse
postado em 26/07/2015 18:36
Mike Huckabee, um dos pré-candidatos republicanos à Casa Branca, acusou o presidente Barack Obama de "levar os israelenses para a porta do forno (crematório)" com o acordo nuclear firmado com o Irã.Durante entrevista ao site conservador Breitbart, Huckabee fez referência ao extermínio de milhões de judeus pelos nazistas nos campos de concentração, que utilizavam câmaras de gás e crematórios.
[SAIBAMAIS]A Casa Branca ainda não reagiu à declaração, que por sua virulência se distingue de todas as críticas recebidas por Obama desde a conclusão do acordo entre as grandes potências e o Irã sobre o programa nuclear da república islâmica. "A política externa deste presidente é a mais irresponsável da história dos Estados Unidos. É tão ingênua que confia nos iranianos", disse Huckabee.
Leia mais notícias em Mundo
O acordo concluído em Viena entre o Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) e Teerã, que prevê um estrito controle das atividades nucleares iranianas em troca da suspensão das sanções econômicas, foi denunciado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e por toda a direita americana.