Mundo

Cinco barcos com cubanos fugidos conseguem chegar à Flórida

Desde a aproximação entre EUA e Cuba o fluxo de emigrantes da ilha tem aumentado por medo de perder os benefícios que o governo americano concede

Agência France-Presse
postado em 30/07/2015 13:17
Um grupo de cinco imigrantes cubanos conseguiu, a bordo de uma embarcação rústica, chegar em terra em uma luxuosa localidade da Flórida, informou nesta quinta-feira o jornal Miami Herald.

[SAIBAMAIS]Os balseiros, todos homens, chegaram na madrugada de terça-feira a Key Colony Beach, uma área exclusiva de mil habitantes perto de Marathon, Flórida, onde contataram um policial que os levou para a Guarda Costeira, segundo o chefe de polícia local.

Os cinco cubanos, que chegaram em bom estado de saúde, saíram no domingo de Cárdenas, Cuba, e poderão permanecer nos Estados Unidos, segundo as leis americanas que concedem benefícios migratórios aos cubanos que conseguem tocar em terra.

Já os capturados no mar são devolvidos para a ilha comunista.



O temor do fim desses benefícios, que não dizem respeito a imigrantes de outras nacionalidades, impulsionou o fluxo de balseiros cubanos para a Flórida desde que Washington e Havana começaram um processo de reaproximação.

Segundo cifras da Guarda Costeira americana, desde outubro cerca de 3.000 cubanos tentaram chegar por mar aos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação