Mundo

EUA: mais de 20 cubanos chegam em barco precário à Flórida

Os imigrantes poderão permanecer no país, segundo leis americanas que concedem benefícios a cubanos que conseguem tocar em terra

Agência France-Presse
postado em 03/08/2015 14:28
Miami, Estados Unidos - Um grupo de 24 balseiros cubanos chegou nesta segunda-feira em uma embarcação precária a uma praia do sul da Flórida, informaram as autoridades locais em seu Facebook.

"Estavam sedentos e famintos, mas em bom estado", escreveu o departamento de polícia local.

Na quinta-feira, um grupo de cinco imigrantes cubanos conseguiu, também a bordo de uma embarcação rústica, chegar em terra em uma luxuosa localidade da Flórida.

Leia mais notícias em Mundo


Os balseiros, que chegaram em bom estado de saúde, saíram no domingo de Cárdenas, Cuba.

Estes cinco cubanos e os 24 chegados nesta segunda poderão permanecer nos Estados Unidos, segundo as leis americanas que concedem benefícios migratórios aos cubanos que conseguem tocar em terra.

Já os capturados no mar são devolvidos para a ilha comunista.

O temor do fim desses benefícios, que não dizem respeito a imigrantes de outras nacionalidades, impulsionou o fluxo de balseiros cubanos para a Flórida desde que Washington e Havana começaram um processo de reaproximação.

Segundo cifras da Guarda Costeira americana, desde outubro cerca de 3.000 cubanos tentaram chegar por mar aos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação