Nações Unidas, Estados Unidos - A ONU estima que será necessário investir pelo menos 3,5 trilhões de dólares por ano para erradicar a extrema pobreza e, ao mesmo tempo, controlar as mudanças climáticas.
Os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram no domingo um programa muito ambicioso para cumprir essas metas até 2030.
"As cifras que geralmente são citadas vão de 3,5 a 5 trilhões de dólares anuais", disse à imprensa Macharia Kamau, embaixador do Quênia (país que copreside as negociações junto com a Irlanda) na ONU.
"Parece uma cifra astronômica", reconheceu, estimando que se trata de um programa "certamente ambicioso, mas não impossível de ser realizado".
Em termos comparativos, o PIB dos Estados Unidos e o da França chegam a 17 e 3 trilhões de dólares, respectivamente.
O projeto, denominado "Transformar nosso mundo, programa de desenvolvimento sustentável até 2030", será submetido para adoção formal aos chefes de Estado e de governo nos dias 26 e 27 de setembro, em Nova York, à margem da sessão anual da Assembleia-Geral.
O texto contém 17 metas de desenvolvimento sustentável, que levam a outros 169 "pontos sensíveis". A primeira meta é de "eliminar a pobreza sob todas as suas formas e em todo o mundo".