Agência Estado
postado em 04/08/2015 08:12
Calcutá, Índia - As inundações provocadas pelas fortes chuvas na Índia deixaram mais de 180 mortos e mais de um milhão de desabrigados, anunciaram as autoridades nesta terça-feira (4/8). Vários rios transbordaram e provocaram alagamentos em milhares de localidades em Bengala Ocidental, assim como no estado de Manipur (nordeste), onde estradas e pontes foram bloqueadas, assim como as comunicações.Muitas vítimas morreram afogadas e quatro faleceram em um deslizamento de terra que sepultou um vilarejo remoto em Manipur, na fronteira com Mianmar, onde as chuvas de monção também provocaram estragos. O balanço de mortos, que era de 120 na segunda-feira (3/8), aumentou de forma brusca após a descoberta de vários corpos em Bengala Ocidental e em Gujarat, onde o nível das águas começou a cair, permitindo o retorno das famílias a suas casas.
[SAIBAMAIS]"O balanço de vítimas das inundações em Bengala Ocidental chegou a 70. As estradas e granjas de 13.200 vilarejos permanecem alagadas", afirmou o ministro para a Gestão de Desastres, Javed Ahmad Khan. "Quase 1,2 milhão de pessoas estão em 1.600 acampamentos provisórios em escolas e prédios do governo", completou.
As cheias foram ainda mais intensas por conta da água liberada das represas que já estavam cheias após a passagem do ciclone Komen, explicou Khan. "Há rios em 13 distritos que ultrapassaram o nível de perigo de transbordamento. A situação é terrível", lamentou.
No estado de Rajasthan, onde morreram 35 pessoas, "o pior já passou", afirmou o ministro local Gulab Singh Kataria. Em Manipur, as equipes de resgate ainda procuram pessoas soterradas após um deslizamento de terra no sábado. Quatro corpos foram encontrados até o momento. Em Gujarat (oeste), o balanço é de 72 mortos. Cinco pessoas morreram em Orissa.