Mundo

Peça encontrada no mar é nova fonte de informações sobre voo MH370

Os especialistas são muito prudentes e afirmam que no momento é muito difícil saber por que o MH370 desapareceu

Agência France-Presse
postado em 06/08/2015 18:10

Sydney, Austrália - O flaperon de um Boeing 777 encontrado na semana passada em uma ilha do Índico poderia revelar informações muito úteis aos especialistas que tentam desvendar o mistério do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines.

A peça, que faz parte da asa, foi encontrada na ilha francesa de Reunião e é examinada na França para tentar descobrir por onde passou o voo que em 8 de março do ano passado desapareceu com 239 pessoas a bordo quando fazia a rota Kuala Lumpur-Pequim.

O exame do flaperon pode revelar o que aconteceu com o avião?Segundo os especialistas, o flaperon não está muito danificado e sua análise poderia revelar porque se separou da asa, o que vem a ser o mesmo que saber como o avião caiu no oceano e a violência do impacto.

Leia mais notícias em Mundo

Os pequenos crustáceos incrustados na asa também poderiam revelar por quais águas passou o fragmento.

Pode revelar as circunstâncias do acidente?

Segundo o especialista australiano Neil Hansford, o relativo bom estado de conservação da peça poderia indicar que o avião teve um "acidente controlado", como nos casos em que a aeronave fica sem combustível e se vê obrigada a aterrissar no mar.

Poderiam existir outros fragmentos flutuando no oceano?Segundo Hansford, o flaperon da outra asa, fabricado em fibra de carbono, poderia também estar flutuando no mar. Já o especialista Ronald Bishop , da Universidade australiana de Queensland, acredita que a descoberta da peça deveria levar a investigação para buscas na costa de Reunião e não em uma zona tão grande como a que é feita agora.

A descoberta do flaperon servirá para determinar a zona onde poderiam estar concentrados os outros destroços do Boeing 777? Segundo Gerry Soejatman, consultor de Jacarta, a descoberta da peça deveria dar esperança aos investigadores porque mostra que eles estão buscando o avião na zona correta, ainda que seja muito grande.

As autoridades australianas advertem, apesar disso, que com os sistemas de modelagem existentes não se pode saber onde foram parar os destroços que faltam.

O estudo do flaperon poderia explicar as razões do acidente?Os especialistas são muito prudentes e afirmam que no momento é muito difícil saber por que o MH370 desapareceu. Segundo Hansford, no melhor dos casos será possível confirmar que o avião caiu no Índico, mas não o que fazia ali nem tampouco porque o acidente aconteceu, algo que só seria possível saber se as caixas-pretas fossem encontradas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação