Agência France-Presse
postado em 07/08/2015 12:45
O presidente Barack Obama afirmou disse que vê um pequeno sinal de esperança para uma solução política na Síria, depois que a Rússia e o Irã, principais aliados do presidente Bashar al-Assad, perceberem que o regime tem o tempo contado.[SAIBAMAIS]"Acredito que uma janela de oportunidade está se entreabrindo para encontrar uma solução política para a guerra civil na Síria", considerou Obama em uma reunião com jornalistas na Casa Branca, de acordo com comentários feitos por um repórter da revista New Yorker. "Em parte, porque tanto a Rússia quanto o Irã, penso eu, reconhecem que a tendência não é boa para a Assad", analisou.
"Nenhum desses mentores é particularmente sentimental", afirmou Obama, ressaltando que nem Moscou nem Teerã estavam especialmente comovidos com a "catástrofe humanitária", mas que se importam com um "colapso do Estado sírio". "Isso significa, penso eu, que temos melhores perspectivas de discussões do que no passado", acrescentou.
O presidente americano evitou mostrar otimismo excessivo para uma solução rápida. "Mas eu acho que as negociações estão mais sérias agora do que eram antes", disse ele.