Mundo

Ucrânia proíbe filmes e músicas de artistas pró-russos

Gerard Depardieu está entre os artistas considerados ameaça à segurança nacional

Agência France-Presse
postado em 08/08/2015 14:27

A Ucrânia proibiu neste sábado uma dúzia de artistas, incluindo o francês Gerard Depardieu, por considerá-los uma "ameaça à segurança nacional", acusando-os de apoiar os rebeldes pró-russos no leste do país ou a anexação por Moscou da Crimeia.
Desta forma, passam a ser proibidas as emissões de rádio e televisão que incluam estes artistas, em sua maioria atores e cantores russos, anunciou o Ministério da Cultura da Ucrânia, responsável pela publicação da lista.

Entre os 13 russos se encontra o ator francês Gerard Depardieu, que ganhou a cidadania russa há dois anos e que foi declarado persona non grata pela Ucrânia no final de julho.

Nem a televisão nem os cinemas têm o direito de exibir filmes com os atores incluídos na lista negra, indicou à AFP a porta-voz do ministério, Daryna Glushchenko.

A proibição afeta filmes da era soviética, como a estrela de cinema da URSS Mikhail Boiarski. O governo acusa-o de ter assinado uma carta pública que apoia a anexação da Crimeia.

Os cantores russos também não foram poupados. Assim, o lendário cantor soviético e deputado Joseph Kobzon, conhecido como o Frank Sinatra da URSS, não poderá ser tocado nas rádios nem aparecer em programas.

As relações entre a Ucrânia e a Rússia estão em seu pior momento, desde a anexação da Crimeia, em março de 2014, e a subsequente rebelião pró-russa no leste da Ucrânia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação