Agência France-Presse
postado em 10/08/2015 15:12
Dois astronautas russos iniciaram nesta segunda-feira (10/8) ao redor da Estação Internacional uma caminhada espacial que deve durar seis horas e meia, para realizar trabalhos de manutenção e revisão das instalações. Está previsto que a caminhada espacial, que começou pouco depois das 14h00 GMT (11h00 de Brasília), dure seis horas e 28 minutos. [SAIBAMAIS]Os astronautas Gennady Padalka e Mikhail Kornienko, vestidos com seus uniformes que carregam a insígnia russa, saíram da estação para limpar as janelas, além de outras tarefas de manutenção da cápsula.
Padalka, de 57 anos, quebrou em junho o recorde da pessoa que passou mais tempo no espaço, contando 803 dias. Esta é sua nona caminhada espacial, enquanto seu colega, de 55 anos, realiza sua segunda saída.
Os astronautas, equipados com câmeras de vídeo, flutuaram no espaço tendo a Terra como pano de fundo. Durante a operação estarão em constante comunicação com o posto de controle da missão, localizado nos arredores de Moscou, que divulgou parte da filmagem através do site da agência espacial.
Também planejam mudar a antena e fotografar a superfície da parte russa da estação. A Nasa informou que esta é a 188; caminhada que é realizada fora da Estação Internacional.
A próxima caminhada ao redor do setor russo da estação está programada para janeiro ou fevereiro de 2016, disse à agência TASS Alexander Kaleri, funcionário da indústria espacial.