Jornal Correio Braziliense

Mundo

Site da nova matriz da Google, a Alphabet, é bloqueado na China

O governo chinês não se pronunciou sobre o porquê de ter bloqueado a página do grupo

Os fãs de tecnologia na China que desejam entender como funcionará a reestruturação corporativa anunciada pela Google terão que esperar, já que menos de 24 horas depois de entrar no ar, o site da nova empresa matriz Alphabet já estava bloqueada.

[SAIBAMAIS]A Google surpreendeu na segunda-feira (10/8) ao anunciar mudanças em sua organização com a criação de uma nova companhia chamada Alphabet, que será a companhia "guarda-chuva", que abarcará seu centro tecnológico X Lab, a unidade de investimentos Google Ventures, as operações em ciência e saúde e a unidade Google de busca.

Até o momento, a página da Alphabet contém apenas uma carta do cofundador do Google Larry Page e um link para investidores da ferramenta de busca.

Mas o site da Alphabet (www.abc.xyz) já foi bloqueado na China, país que conta com o sistema mais sofisticado do mundo para a censura na internet, conhecido como "Great Firewall of China".

Apesar do bloqueio, o anúncio da reestruturação corporativa da Google foi amplamente divulgado nos meios de comunicação, como o Diário do Povo, porta-voz do Partido Comunista chinês.

A empresa com sede na Califórnia deixou a China em 2010 pelo problemas com a censura e mantém relações conturbadas com Pequim, que no ano passado chegou a bloquear o sistema de correio eletrônico do Google, Gmail.