Agência France-Presse
postado em 12/08/2015 22:33
Os Estados Unidos lançaram uma série de ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico (EI) a partir de uma base na Turquia, informou o Pentágono nesta quarta-feira."Hoje os Estados Unidos começaram a voar em missões tripuladas contra o EI a partir da base aérea de Incirlik, na Turquia. Realizamos ataques", disse a porta-voz do Pentágono, comandante Elissa Smith. A coalizão liderada pelos Estados Unidos já havia bombardeado o EI utilizando aviões não tripulados (drones) em missões lançadas da Turquia.
"Isto segue o anúncio feito pela Turquia no mês passado sobre abrir suas bases aos Estados Unidos e a membros da coalizão que realizam operações aéreas contra o EI, como parte de um aprofundamento da cooperação EUA-Turquia contra o Estado Islâmico", destacou Smith. Um outro oficial confirmou que os ataques lançados a partir da base de Incirlik atingiram posições do EI na Síria, onde o grupo controla vastas áreas no nordeste do país, mergulhado na guerra civil.
No domingo passado, seis caças-bombardeiros F-16 chegaram à base de Incirlik para as operações contra o Estado Islâmico. "Seis F-16 ;Fighting Falcon; estão mobilizados na base de Incirlik em apoio à luta contra o Estado Islâmico", revelou um oficial, acrescentando que o contingente total é de 300 militares americanos.
Membro da Otan, a Turquia se recusava até o momento a participar das operações da coalizão contra o EI, por medo de incentivar a ação de curdos sírios que combatem os jihadistas perto de sua fronteira. Mas em 20 de julho, após um ataque a bomba em Suruç (sul), que fez 32 mortos e que foi atribuído ao EI, o governo de Ancara foi forçada a fazer uma mudança estratégica.
Neste sentido, o governo turco lançou um 24 de julho uma "guerra contra o terrorismo", afirmando visar simultaneamente a guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e o EI na Síria. Mas as dezenas de ataques aéreos que se seguiram se concentraram nas guerrilhas curdas, sendo apenas três direcionados oficialmente contra o EI.