Mundo

Presidente Erdogan defende nova Constituição para Turquia

Primeiro presidente da Turquia eleito por sufrágio universal direto no ano passado, Erdogan diz que está "preparado" para uma nova eleição presidencial

Agência France-Presse
postado em 14/08/2015 16:06
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, defendeu nesta sexta-feira (14/8/15) uma nova Constituição ampliando os poderes do chefe de Estado, num momento em que novas eleições se perfilam após o fracasso das negociações para formar um governo coalizão.

"De acordo ou não, o regime turco mudou" e "agora temos de dar um marco legal" para a função presidencial "com uma nova Constituição", declarou Erdogan durante um discurso na região de Rize (norte), nas margens do Mar Negro.

Primeiro presidente da Turquia eleito por sufrágio universal direto no ano passado, Erdogan diz que está "preparado" para uma nova eleição presidencial, se necessário.

Acusado por seus adversários de exceder sua autoridade, o chefe de Estado turco respondeu: "Desculpe, mas eu não vou ser o tipo de presidente que eles querem".



O primeiro-ministro entre 2003 e 2014, Erdogan quer uma Constituição que lhe dê mais poderes como chefe de Estado, mas os resultados das últimas eleições legislativas deixaram seu partido (AKP) sem a maioria absoluta que gozava desde 2002 e que teria permitido concluir a modificação.

Após o fracasso das recentes negociações do AKP com os social-democratas do CHP, o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu disse que "a única opção" é organizar novas eleições.

As pesquisas mais recentes apontam o AKP com entre 42 e 43% das intenções de voto, o que permitiria o partido formar um governo sem o apoio de outras formações e a Erdogan criar um regime presidencial.

O partido pró-curdo HDP, revelação das últimas eleições, já iniciou nas redes sociais uma campanha contra o presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação