Mundo

Nacionalistas turcos rejeitam proposta de coalizão com o governo

O país espera a formação de um governo desde as eleições de 7 de junho

Agência France-Presse
postado em 17/08/2015 14:47

Ancara, Turquia - O partido nacionalista no Parlamento turco rejeitou mais uma vez nesta segunda-feira (17/8) uma proposta de aliança, informou o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu, que disse não ver mais a possibilidade para a formação de um governo de coalizão.

O líder do partido Ação Nacionalista (MHP, direita) Devlet "Bahçeli disse claramente que não via a possibilidade de um governo com o AKP", o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (islâmico-conservador) no poder desde 2002, afirmou em uma coletiva de imprensa.

Leia mais notícias em Mundo

"Tentei todas as possibilidades (...) mas não há caminho possível para uma coalizão", reconheceu Davutoglu.

O país espera a formação de um governo desde as eleições de 7 de junho, nas quais o AKP do presidente Recep Tayyip Erdogan, o homem forte da política turca desde 2002, perdeu a maioria absoluta.

O social-democrata Partido Republicano do Povo (CHP), principal movimento opositor, havia sido o único a dar uma resposta positiva ao primeiro-ministro em fim de mandato, e negociava com o AKP desde 13 de julho.

O país tem até 23 de agosto para encontrar uma solução que evite eleições antecipadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação