Mundo

Estudo: geleiras da Ásia Central estão derretendo rapidamente

As geleiras têm uma importância crucial em áreas áridas, como partes da Ásia Central, que são dependentes desta fonte de água

Agência France-Presse
postado em 17/08/2015 16:20

Paris, França - As geleiras da Ásia Central derreteram quatro vezes mais do que a média global desde o início da década de 1960, perdendo 27% de sua massa, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira.

Em 2050, a elevação das temperaturas provocada pela mudança climática poderia eliminar metade do gelo restante das geleiras de Tien Shan, indica o estudo, publicado na revista Nature Geoscience.

As geleiras em questão são uma fonte crucial de água potável para o povo de Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e parte do noroeste da China.

"As geleiras são como enormes reservatórios de água. Elas podem equilibrar os volumes de água entre os anos úmidos e os anos de seca", ressalta uma das autoras do estudo, Doris Duethmann, pesquisadora do Centro alemão GFZ de Pesquisa em Geociências, em Potsdam, Alemanha.

Leia mais notícias em Mundo

"Durante um ano, as precipitações de inverno são armazenadas até o verão, quando são liberadas como água derretida", explicou à AFP por e-mail.

As geleiras de Tien Shan perderam, em média, 5,4 bilhões de toneladas de gelo por ano desde 1960. Durante este período, a superfície foi reduzida em cerca de 3.000 quilômetros quadrados.

A velocidade com a qual diminuem acelerou fortemente entre 1970 e 1980.

Os modelos climáticos preveem temperaturas mais elevadas nas próximas décadas ao longo dos 2.500 km da cadeia de Tien Shan, o que tornará ainda mais vulneráveis as %u200B%u200Bgeleiras, segundo o estudo.

Um aumento nas temperaturas de verão em 2 graus de 2021 a 2050 provavelmente significaria uma perda adicional de 50% do volume de gelo até meados do século.

"Os meses de inverno na região são muito secos e as montanhas muito altas, desta forma, a maior parte das nevascas nas geleiras ocorrem no verão", informa Daniel Farinotti, também pesquisador do GFZ.

"Isto significa que uma temperatura mais elevada contribui tanto para aumentar o derretimento das geleiras como para reduzir a sua alimentação", explica ele.

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, particularmente na Ásia e na América do Sul, obtêm mais da metade da sua água potável a partir do derretimento sazonal da neve e das geleiras, de acordo com estudos anteriores.

As geleiras têm uma importância crucial em áreas áridas, como partes da Ásia Central, que são dependentes desta fonte de água.

"A situação é particularmente preocupante tendo em conta o crescimento da população local e a retração contínua das geleiras esperada devido à mudança climática", acrescenta o estudo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação