Mundo

Pentágono calcula custos da transferência de presos de Guantánamo

O governo americano faz os últimos ajustes em um plano de fechamento de Guantánamo, que será apresentado ao Congresso

Agência France-Presse
postado em 17/08/2015 16:50

Washington, Estados Unidos - O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (17/8) que está calculando os custos de transferir os presos na base de Guantánamo (Cuba) para as prisões militares de Fort Leavenworth (Kansas) e Charleston (Carolina do Sul).

Uma equipe do Pentágono esteve na semana passada em Fort Leavenworth, região central dos Estados Unidos, para "fazer estudos de custos muito preliminares", indicou o capitão da Marinha Jeff Davis, porta-voz do Pentágono.

Leia mais notícias em Mundo

Posteriormente o mesmo será feito na prisão militar de Charleston (sudeste).

"Pensamos que (a equipe) também visitará instalações não militares", disse Davis.

O governo americano faz os últimos ajustes em um plano de fechamento de Guantánamo, que será apresentado ao Congresso.

O presidente Barack Obama prometeu fechar este centro de detenção, localizado na ilha de Cuba, quando chegou à Casa Branca, em 2009. Mas os republicanos, maioria nas duas câmaras do Congresso, se opõem a este fechamento.

Atualmente, 116 presos permanecem em Guantánamo, aberto há 14 anos para receber, em particular, os suspeitos de participação nos atentados de 11 de setembro de 2001.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação