Mundo

Grécia: imigrantes provocam caos na ilha de Lesbos

Agência France-Presse
postado em 18/08/2015 19:50
Um fluxo de imigrantes sem precedentes na costa da Grécia está provocando o caos na ilha turística de Lesbos, com a chegada de mais de 2 mil pessoas a cada dia, advertiu nesta terça-feira a ONG International Rescue Committee (IRC).

Na segunda-feira, mais de 6.500 refugiados permaneciam em Lesbos, e os ferrys para a Grécia continental estão lotados até o meio da próxima semana, enquanto o número de imigrantes aumenta na ilha.

"Se mais barcos não forem disponibilizados, o número total de refugiados em Lesbos, que tem 90 mil habitantes, pode chegar a 20 mil", segundo a IRC.

Os imigrantes têm realizado travessias perigosas - as vezes fatais - entre a costa da Turquia e as ilhas gregas, entre elas Lesbos, Kos e Chios.

Na ilha de Kos, 200 km ao sul, onde estão chegando centenas de imigrantes a cada noite, a situação melhorou a partir de domingo, após as autoridades gregas registrarem os refugiados sírios, que foram embarcados em um ferry.

Mas ao contrário de Lesbos, Kos não tem um campo de refugiados, e os 2.500 imigrantes na ilha dormem ao ar livre a espera do ferry que os levará para o continente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação