Agência France-Presse
postado em 18/08/2015 19:51
As forças armadas americanas realizarão durante quatro semanas um amplo exercício aéreo na Europa, com a participação de mais de mil paraquedistas, de vários países da Otan, informou a aliança militar nesta terça-feira, em um momento que crescem os enfrentamentos na Ucrânia.As manobras serão realizadas nos territórios de Alemanha, Bulgária, Romênia e Itália, e representam o "exercício aéreo mais importante no continente desde o fim da Guerra Fria", assinalou o comando americano baseado na cidade alemã de Grafenw;hr.
Um contingente de 4.800 soldados, de 11 países da Otan, participará do exercício, que prosseguirá até 13 de setembro.
A manobra mais espetacular está prevista para 26 de agosto, com o salto de mil paraquedistas em Hohenfels, no sul da Alemanha.
Segundo o comando americano, o exercício tem por objetivo "demonstrar a capacidade da Aliança de se mobilizar de maneira efetiva e operar para a manutenção de uma Europa forte e segura", em um momento em que muitos países da órbita soviética que se uniram à Otan se sentem ameaçados pela Rússia.
Apesar da trégua acertada em fevereiro, nos últimos dias houve uma intensificação dos confrontos entre as forças de Kiev e os rebeldes pró-russos no leste do país, onde mais de 6.800 pessoas morreram em 16 meses de conflito.
Kiev, Washington, Otan e União Europeia acusam a Rússia de apoiar os separatistas, uma afirmação que Moscou nega.