Mundo

Presidente guatemalteco se nega a renunciar apesar da pressão popular

Após o discurso, um grupo de 100 manifestantes protestou diante da Casa Presidencial

Agência France-Presse
postado em 24/08/2015 08:08
Cidade da Guatemala, Guatemala - O presidente da Guatemala, Otto Pérez, afirmou no domingo (23/8) que permanecerá no poder, apesar dos protestos da população por sua renúncia após uma investigação que o aponta como líder de uma quadrilha que operava na alfândega. "Afirmo que não renunciarei e que com toda integridade enfrentarei e me sujeitarei aos processos correspondentes na lei", afirmou Pérez em um discurso transmitido por rádio e televisão.

[SAIBAMAIS]Após o discurso, um grupo de 100 manifestantes protestou diante da Casa Presidencial. Na sexta-feira (21/8), a Procuradoria Geral e a Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala (CICIG) apresentaram os resultados de uma investigação sobre o escândalo na alfândega, que aponta Pérez e a ex-vice-presidente Roxana Baldetti como supostos líderes da quadrilha.



Baldetti, que renunciou em maio, foi detida na sexta-feira em um hospital privado onde estava internada e levada para um quartel militar da capital, parcialmente preparado como prisão para réus de alto impacto. Segundo a investigação, as menções de "o um" e "a dois" em milhares de escutas telefônicas entre a estrutura criminosa denominada "La Línea", correspondem ao presidente e à vice-presidente. "Declaro categoricamente que rejeito minha vinculação à mesma (estrutura ilegal) e ter recebido qualquer dinheiro desta operação de frauda alfandegária", completou Pérez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação