Mundo

Dissidentes do Syriza são encarregados de formar novo governo na Grécia

O presidente da República, encarregou de formar uma coalizão com o líder desta nova formação como marca a Constituição

Agência France-Presse
postado em 24/08/2015 11:04

Os deputados insurgentes do Syriza, que formaram um partido eurocético, foram convocados nesta segunda-feira (24/8) a formar um governo de coalizão, algo com poucas probabilidades de prosperar diante da quase certeza de eleições antecipadas em setembro.

O presidente da República, Prokopis Pavlopulos, encarregou de formar uma coalizão Panagiotis Lafazanis, líder desta nova formação, Unidade Popular, como marca a Constituição, depois que o partido de direita Nova Democracia fracassou na tentativa no fim de semana. A nova formação, eurocética e contrária à austeridade, foi criada na sexta-feira após a renúncia do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, um dia antes.

[SAIBAMAIS]A renúncia de Tsipras após perder a maioria parlamentar na votação do novo plano de ajuda europeu, rejeitado por mais de um quarto dos deputados de seu partido de esquerda radical, desencadeou o procedimento conhecido como de "mandatos exploratórios".

Segundo este trâmite, as três primeiras forças parlamentares por número de deputados são chamadas uma a uma para tentar formar um governo de coalizão em um prazo de três dias cada. Se não conseguirem formar um governo, é preciso convocar eleições legislativas.

O Syriza, que ainda conta com uma vantagem importante em relação ao Nova Democracia, segundo as pesquisas, rejeita formar um governo de coalizão e é partidário de realizar eleições antecipadas no dia 20 de setembro para reafirmar sua maioria.

"Utilizaremos este mandato para mostrar a necessidade de um governo antimemorando (contra a austeridade) no país", disse Panagiotis Lafanazis em um breve encontro com Prokopis Pavlopoulos ante a imprensa.



Se ficar confirmado o esperado fracasso deste mandato, Prokopis Pavlopoulos deve nomear um governo de transição na quinta-feira, presidido pelo presidente do Supremo Tribunal, que estará encarregado de organizar eleições gerais.

A Unidade Popular, nome que faz referência ao partido do ex-dirigente socialista chileno Salvador Allende nos anos 70, se opõe ao recente acordo alcançado entre Atenas e a União Europeia sobre um novo empréstimo de até 86 bilhões de euros em três anos, acompanhado de um programa de medidas de austeridade.

A nova formação acusa Tsipras de ter traído os princípios do Syriza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação