Washington, Estados Unidos - Susan Rice, assessora em segurança nacional do presidente americano Barack Obama, visitará a China no fim da semana para tentar reduzir as tensões nas relações sino-americanas ante a proximidade da visita a Washington do presidente Xi Jinping.
Rice visitará Pequim nos dias 28 e 29 de agosto para se reunir com funcionários de alto escalão chineses, entre eles o assessor de Estado Yang Jiechi, anunciou nesta terça-feira o executivo americano.
A visita, que ocorre num momento de fortes temores sobre a fragilidade da economia chinesa, busca reafirmar o compromisso de Washington "para construir uma relação mais produtiva entre os dois países", mas também para abordar as diferenças, ressaltou a Casa Branca.
A visita de Estado do presidente Xi, cuja data exata ainda não foi anunciada, deve ocorrer no fim de setembro, dias antes da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Washington denuncia com cada vez mais força a militarização de Pequim no Mar da China Meridional, que provoca fortes tensões com seus vizinhos do sudeste asiático.
O recente vazamento de dados pessoais de milhares de funcionários federais americanos - atribuído à China por vários meios de comunicação - reavivou mais a tensão entre os dois países.
Em um encontro no fim de junho com funcionários de alto escalão chineses, Obama evocou estes dois temas espinhosos e convocou Pequim "a tomar medidas concretas para diminuir as tensões".