Mundo

Sérvia e Kosovo alcançam acordo econômico histórico

O compromisso sela parceria em quatro setores, dentre eles, energia e telecomunicações

Agência France-Presse
postado em 26/08/2015 09:00
Sérvia e Kosovo fecharam nessa terça-feira (25/8) um acordo "histórico" em vários setores chave, o que representa um importante avanço rumo à normalização das relações entre os dois países desde a guerra e a declaração unilateral de independência de Pristina, segundo a União Europeia.

O premiê da Sérvia, Aleksandar Vucic, e seu contraparte kosovar, Isa Mustafa, alcançaram um compromisso em quatro setores, entre eles energia e telecomunicações, anunciou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, que supervisiona as negociações.

[SAIBAMAIS]Este acordo "representa um sucesso histórico no processo de normalização" das relações, destacou, em comunicado, Mogherini, ex-ministra italiana das Relações Exteriores, para quem "as soluções encontradas beneficiam especialmente as populações e permitem, ao mesmo tempo, que os dois países avancem rumo ao caminho da Europa".

O acordo ocorre antes de uma cúpula que deve reunir na quinta-feira (27/8), em Viena, dirigentes de países dos Bálcãs e Federica Mogherini, em um contexto de preocupação com a crise migratória e as tensões com a Rússia.

Sérvia e Kosovo mantêm relações difíceis desde o conflito armado que opôs as forças de Belgrado a uma guerrilha separatista em Kosovo em 1998 e 1999, que obrigou a Otan a intervir na primavera de 1999. Os ataques aéreos provocaram a retirada das forças sérvias e o Kosovo, que declarou sua independência em 2008, obteve o reconhecimento da União Europeia.



Em 2013, Pristina e Belgrado assinaram um acordo de normalização sob a égide da União Europeia, que abriu a via, um ano depois, a negociações para a entrada da Sérvia na UE.

O acordo alcançado nesta terça-feira inclui a implantação de um sistema judicial no norte do Kosovo, que obtenha a aceitação tanto da minoria sérvia quanto dos majoritários kosovares de origem albanesa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação