Agência France-Presse
postado em 01/09/2015 07:35
Peshawar, Paquistão - Um atentado executado por um homem-bomba deixou seis mortos e 30 feridos nesta terça-feira (1/9) diante de um edifício do governo na região tribal do noroeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão.[SAIBAMAIS]O ataque aconteceu na cidade de Jamrud, na zona tribal de Khyber, onde o exército paquistanês realiza desde o ano passado uma operação contra grupos islamitas armados vinculados aos talibãs locais do TTP, informou à AFP Shahab Ali Shah, funcionário do governo local.
Seis pessoas, incluindo quatro membros de uma unidade policial local, morreram e 31 ficaram feridas, algumas delas em estado grave. O atentado foi reivindicado no Twitter pelo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP, talibãs paquistaneses), um grupo que cometeu centenas de ataques desde sua criação em 2007.
As tropas do Paquistão iniciaram em junho de 2014 uma operação contra os redutos talibãs no Waziristão do Norte, uma zona tribal que serve de santuário e de retaguarda para muitos grupos jihadistas há mais de uma década, e depois ampliaram as operações para a região de Khyber.
Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Sartaj Aziz, afirmou que a rede Haqani, importante braço dos talibãs afegãos que está na lista negra das organizações terroristas elaborada pelo governo dos Estados Unidos, foi praticamente erradicada do país graças a esta operação militar.
Os talibãs afegãos concentram os ataques contra os soldados da Otan e as forças locais no Afeganistão, enquanto os talibãs paquistaneses têm como alvos os símbolos do poder no Paquistão. Os atentados cometidos por estes movimentos também provocam muitas vítimas civis.