Um calor de aproximadamente 38;C levou o Memorial de Auschwitz, na Polônia, a instalar chuveiros na entrada do museu para refrescar os visitantes. No entanto, a iniciativa dividiu opiniões entre os frequentadores, que compararam os equipamentos aos utilizados nas antigas câmaras de gás nazistas na entrada do campo Auschwitz, considerado dos principais símbolos do Holocausto, com mais de um milhão de mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
[SAIBAMAIS]Em nota, o museu informou que a medida visa o bem-estar dos visitantes, pois o local é aberto e não há a proteção de nenhuma sombra. ;A segurança e saúde dos visitantes são a nossa prioridade durante o período de calor. Fizemos isso para minimizar os riscos relacionados com o calor e as altas temperatura;, informou o comunicado.
Na página do Museu em uma rede social, o comunicado rapidamente atingiu mais de 523 comentários com opiniões diversas. Marion Miele Christiansen afirmou ser a favor da iniciativa. ;Eu fico triste em ver as pessoas tentando criar uma imagem paralela para os chuveiros. Obrigada pela gentileza com as pessoas que visitam o memorial; disse.
Já Jim Wisdom não se convenceu com a explicação do memorial. ;Essa explicação é muito artificial. Se há uma preocupação com o forte calor por que os responsáveis pela manutenção do museu não constroem uma estrutura para as pessoas ficarem antes de entrar no memorial?;, indagou.
Após as críticas, o Museu informou que irá reavaliar o posicionamento dos chuveiros no futuro.