Agência France-Presse
postado em 02/09/2015 13:39
Washington, EUA - O secretário de Estado americano, John Kerry, considera possível que as negociações de paz entre israelenses e palestinos sejam reativadas, declarou nesta quarta-feira (2/9) à rede de televisão MSNBC.[SAIBAMAIS]"Acredito que há uma chance e penso que é imperativo que não percamos de vista nenhum detalhe sobre este tema", considerou Kerry ao ser consultado sobre as possibilidades de avanço nas negociações de paz entre Israel e os palestinos.
Na terça-feira (1/9), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que estava disposto a retomar de forma imediata e sem condições as negociações de paz diretas com o presidente palestino, Mahmud Abbas.
Acabo de ler hoje que o primeiro-ministro Netanyahu disse que estava pronto para iniciar negociações abertas, sem condições. Esperemos e vejamos o que acontece", comentou Kerry.
"Esperamos que exista um caminho para tentar avançar", disse o chefe da diplomacia americana. E acrescentou que jamais perdeu a esperança de reativar o processo de paz israelense-palestino, bloqueado há um ano e meio, aproximadamente.
A última rodada de negociações de paz, auspiciada pelos Estados Unidos, fracassou em abril de 2014, após nove meses.