Mundo

Turquia acusa Europa de fazer do Mediterrâneo um 'cemitério de migrantes'

A foto de um menino afogado em uma praia da Turquia, após o naufrágio de duas embarcações com refugiados sírios, gerou comoção na Europa

Agência France-Presse
postado em 03/09/2015 10:00
Ancara, Turquia - O presidente islamita conservador turco Recep Tayyip Erdogan acusou nesta quinta-feira (3/9) os países europeus de terem transformado o Mar Mediterrâneo em um "cemitério de migrantes", em sua primeira reação às fotos do menino sírio afogado em uma praia turca. "Os países europeus que transformaram o Mediterrâneo em um cemitério de migrantes compartilham a responsabilidade de cada refugiado morto", declarou.

[SAIBAMAIS]A foto de um menino afogado em uma praia da Turquia, após o naufrágio de duas embarcações com refugiados sírios, gerou comoção na Europa, confrontada a uma pressão crescente para gerenciar a chegada de milhares de refugiados ao continente.



As duas embarcações que naufragaram tinham saído da cidade turca de Bodrum com destino à ilha grega de Kos, porta de entrada da União Europeia. A guarda costeira turca foi alertada por gritos de passageiros dos barcos e conseguiram resgatar os corpos de 12 pessoas, entre eles o de um menino pequeno que jazia de bruços na praia.

No naufrágio morreram cinco menores e sete adultos, enquanto 15 pessoas puderam ser resgatadas. A fotografia de um agente turco carregando o menino foi divulgada por meios de comunicação e pelas redes sociais com a hashtag #KiyiyaVuranInsanlik (A humanidade é um fracasso, em turco).

Um dos agentes do resgate disse à AFP que as autoridades turcas ouviram o depoimento da família do menino e acreditam que todos procediam da cidade síria de Kobane. Meios de comunicação turcos reportaram que o menino se chamava Aylan Kurdi e que tinha três anos. Jornais de toda a Europa repercutiram a comoção provocada pela imagem e a foto estampou a primeira página de vários deles na quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação