Mundo

Funcionária que se opõe a casar gays é levada à prisão nos EUA

Kim Davis disse ao tribunal que emitir certificados de casamentos homossexuais é contra suas crenças religiosas

Agência France-Presse
postado em 03/09/2015 16:53
Uma funcionária pública americana foi enviada nesta quinta-feira à prisão por desacato após se negar a registrar matrimônios homossexuais, informou a imprensa americana.

Kim Davis, uma funcionária de Kentucky (centro-oeste), disse ao tribunal que emitir certificados de casamentos homossexuais é contra suas crenças religiosas.

O juiz federal do distrito, David Bunning, ordenou então sua detenção, segundo o noticiário ABC News. "Este tribunal não pode aceitar que deliberadamente se desobedeçam suas decisões jurídicas", afirmou David Bunning.



O juiz esclareceu que a funcionária será liberada apenas se concordar a voltar a emitir licenças matrimoniais para todos os casais, informou a ABC.

Davis, do condado de Rowan, havia deixado de emitir estes certificados em meados de agosto, após a Suprema Corte de Justiça decidir, em um fato histórico no dia 26 de julho, a legalização do casamento homossexual em todos os Estados Unidos. Davis argumentava que suas crenças religiosas deveriam eximi-la de por em prática esta função.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação