Mundo

Vice Alejandro Maldonado presta juramento como presidente da Guatemala

O novo presidente recebeu a faixa presidencial das mãos do deputado opositor Luis Rabbé, presidente do Congresso, que também pendurou um rosário em seu pescoço

Agência France-Presse
postado em 03/09/2015 18:24

Cidade da Guatemala, Guatemala - O juiz aposentado e vice-presidente Alejandro Maldonado prestou juramento nesta quinta-feira como presidente da Guatemala em substituição a Otto Pérez, que renunciou ao cargo devido a acusações de liderar uma rede de fraude fiscal.

Maldonado, de 79 anos, um magistrado conservador da Corte de Constitucionalidade, prestou juramento em missão especial do Congresso que horas antes aceitou a renúncia de Pérez.

O novo presidente recebeu a faixa presidencial das mãos do deputado opositor Luis Rabbé, presidente do Congresso, que também pendurou um rosário em seu pescoço.

Leia mais notícias em Mundo

"Nosso povo foi protagonista de grandes momentos de mudança e comoção das instituições, mobilizado por seu desgosto com esquemas viciados. O processo de deterioração foi prolongado", comentou o chefe de Estado interino, que deve passar o poder em 14 de janeiro a quem for eleito em 6 de setembro.

Maldonado assumiu a vice-presidência em maio no lugar de Roxana Baldetti, que renunciou ao aparecer envolvida em uma rede de fraude alfandegária, que também levou o ex-presidente Pérez a se demitir.

A revelação da existência desta rede de corrupção provocou mobilizações populares maciças pedindo a saída de Pérez, que renunciou na noite de quarta-feira.

"O novo governo deve surgir da necessidade de inspirar confiança cidadã, abrindo lugares para o serviço público a pessoas maduras e experientes, assim como para jovens profissionais e ativistas sociais", acrescentou Maldonado sobre as eleições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação