Mundo

Canadá se recusa a dar refúgio a tio do menino afogado na Turquia

O premiê do país se comprometeu a "aceitar mais refugiados de Síria e Iraque" se o seu governo for reeleito em outubro

Agência France-Presse
postado em 03/09/2015 19:20

Montreal, Canadá - O Canadá não acolheu o pedido de asilo da família direta do menino afogado em uma praia turca, que teve sua foto divulgada em todo o mundo, mas sim de outros parentes mais distantes.

"Uma solicitação de Mohamed Kurdi e sua família foi recebida pelo ministério, mas teve que ser devolvida porque estava incompleta e não respeitava as exigências regulamentares de prova e reconhecimento do estatuto do refugiado", informou a Cidadania e Imigração do Canadá.

Mas o governo destacou que não tem "nenhum rastro de solicitação de Abdallah Kurdi e sua família".

Teema Kurdi, irmã de Abdallah, o pai das duas crianças afogadas, Aylan e Ghaled, reconheceu um pouco antes, em uma declaração à televisão que a solicitação de acolhida rejeitada pelo Canadá era de seu outro irmão, Mohamed, e sua família.

Leia mais notícias em Mundo

Por questão econômica, "ainda não tinha preenchido os papéis de Abdallah", declarou Kurdi, radicada em Vancouver (oeste).

Citada na quinta-feira pelo jornal Ottawa Citizen, Kurdi explicava que em janeiro registrou um pedido de migração no âmbito de um programa para refugiados para seu irmão, Abdallah, sua esposa, Rihanna, 27 anos, e seus dois filhos pequenos, Aylan, de 3 anos, e Ghaled, de 5. A mãe da família e seus dois filhos morreram afogados.

O governo informou nesta quinta-feira que "o Canadá não ofereceu a cidadania a Abdallah Kurdi", ao contrário do publicado na imprensa.

O premiê, Stephen Harper, compadeceu-se do sofrimento da família.

"Com a minha esposa, Laureen, vimos as imagens (na quarta-feira) do menino na praia (...), isto é terrível", declarou à imprensa.

Harper se comprometeu a "aceitar mais refugiados de Síria e Iraque" se o seu governo for reeleito em outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação