Mundo

Aviões militares russos estão na Síria, afirmam Estados Unidos

Anúncio sinaliza preocupação de Washington com uma eventual participação militar russa

Agência France-Presse
postado em 08/09/2015 20:53
Ao menos três aviões russos de transporte militar aterrissaram na Síria nos últimos dias - relataram funcionários americanos à AFP, sinalizando a preocupação de Washington com uma eventual participação militar russa nesse país. Dois dos aparelhos são aviões de carga Antonov 124 Condor, e o terceiro, um avião de transporte de passageiros, acrescentaram as mesmas fontes.

[SAIBAMAIS]Os aviões teriam aterrissado em um aeroporto da região de Latakia (noroeste), um reduto do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad. Nesse mesmo local, os russos também teriam instalado construções provisórias que podem abrigar "centenas de pessoas" e pessoal do aeroporto.

"Tudo isso sugere a instalação de uma base aérea avançada", comentou a fonte, sem informações sobre a eventual presença de armas russas nessa unidade.

Leia mais notícias em Mundo

No sábado, o secretário de Estado americano, John Kerry, telefonou para o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov. Kerry manifestou seu temor de "uma escalada" do conflito, caso Moscou se comprometa militarmente com o governo de Al-Assad - relatou o Departamento de Estado.

Damasco negou a presença de tropas e de atividades militares russas em solo sírio. Na segunda-feira, a Rússia declarou que "nunca tentou fornecer equipamento militar às autoridades sírias para lutar contra o terrorismo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação