Mundo

Merkel quer divisão "obrigatória" de refugiados entre os países da UE

Em discurso, a chanceler afirma que é preciso solidariedade na Europa

Agência France-Presse
postado em 09/09/2015 06:55
Em discurso, a chanceler afirma que é preciso solidariedade na Europa
Berlim, Alemanha -
A chanceler alemã Angela Merkel voltou a pedir nesta quarta-feira (9/9) uma "divisão obrigatória", dos refugiados entre todos os países da União Europeia (UE). As propostas anunciadas nesta quarta-feira pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, no Parlamento Europeu são "um primeiro passo para uma divisão equitativa" dentro da UE, afirmou a chanceler.

[SAIBAMAIS]Juncker pediu aos membros da UE que recebam imediatamente 160 mil refugiados. "Mas na Europa precisamos de um acordo obrigatório sobre uma divisão obrigatória dos refugiados, segundo critérios equitativos entre Estados membros", disse Merkel no Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão. "Não podemos dizer simplesmente que além (das primeira cotas fixadas) não queremos nos ocupar e que este é um assunto de dois ou três países, talvez quatro", completou Merkel.



A questão das cotas de distribuição de imigrantes divide os países europeus. O Reino Unido e os Estados do leste demonstram muita dúvida no momento de adotar a medida. "Precisamos de solidariedade na Europa", insistiu Merkel. "Se a Europa fracassar em termos de refugiados, vamos prejudicar um dos elementos fundadores da Europa, o vínculo estreito com os direitos fundamentais", completou.

A Alemanha prevê a chegada de 800 mil demandantes de asilo em 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação