Agência France-Presse
postado em 09/09/2015 07:41
Beirute, Líbano - Os jihadistas da Al-Qaeda na Síria e seus aliados islamitas assumiram o controle nesta quarta-feira (9/9) do aeroporto de Abu Duhur, a última base militar do regime de Bashar al-Assad na província de Idleb (noroeste) depois de dois anos de cerco. "A Frente Al-Nosra e facções islamistas tomaram quase todo o aeroporto militar de Abu Duhur", afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Os combatentes conseguiram entrar na base na terça-feira à noite (8/9), aproveitando a tempestade de areia que afeta o Oriente Médio, informou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH. "Agora o exército não está mais presente na província de Idleb", completou, antes de informar que os soldados que defendiam o aeroporto recuaram para a província de Aleppo, mais ao leste.
A presença do regime se limita agora às localidades xiitas de Fua e Kafraya, completamente cercadas pelos rebeldes e defendidas por milicianos pró-regime e por combatentes do Hezbollah xiita libanês. "Depois dos combates intensos no aeroporto de Abu Duhur, o exército, que foi muito corajoso defendendo o aeroporto durante mais de dois anos de cerco total, abandona suas posições", admitiu a televisão pública síria.
Desde o fim de março o exército sírio acumula uma série de derrotas, sobretudo na província de Idleb, a partir da qual os jihadistas e seus aliados conseguiram avançar para o sul e iniciar uma ofensiva que ameaça a província de Latakia (oeste), um dos principais redutos do regime.
O governo de Bashar al-Assad está em guerra há quatro anos com diversos grupos rebeldes, em um conflito que já provocou mais de 240.000 mortes.