Agência France-Presse
postado em 09/09/2015 11:02
O presidente israelense, Reuven Rivlin, declarou nesta quarta-feira (9/9) que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deixou escapar várias oportunidades de consertar as relações com os Estados Unidos, prejudicadas pelas negociações com o Irã.[SAIBAMAIS]Rivlin explicou em uma entrevista à rádio do Exército israelense que os dois presidentes "esgotaram o tema" depois de manter muitas negociações sobre as relações de Israel com o resto do mundo. "Para mim ocorreram três períodos durante os quais podíamos ter pensado em retomar o diálogo com os Estados Unidos, apesar de nossas diferenças de opinião", indicou Rivlin, cujo cargo é puramente cerimonial.
Segundo Rivlin, a primeira oportunidade perdida foi durante a negociação que levou ao acordo sobre o programa iraniano, a segunda após a assinatura do acordo, em 14 de julho, e a terceira antes que o Congresso americano abrisse o debate sobre este acordo, que ainda não concluiu.
O momento mais crítico entre os dois governos foi em março deste ano, quando Netanyahu se dirigiu pessoalmente ao Congresso americano para explicar sua oposição categórica ao acordo com o Irã, que levará ao levantamento de sanções. "Cabe ao primeiro-ministro decidir sobre este tema, mas suas opiniões são diferentes das minhas", disse o presidente israelense, que revelou que ambos não se reúnem há dois meses.