Agência France-Presse
postado em 10/09/2015 07:27
Tóquio, Japão - Uma cidade da região leste do Japão sofreu nesta quinta-feira (10/9) uma grande inundação depois da cheia de um rio que destruiu casas e carros, ao mesmo tempo que os moradores desesperados pediam ajuda. As dramáticas cenas exibidas ao vivo pelo canal público NHK mostraram a água procedente do rio Kinugawa invadindo a cidade de Joso, de 65.000 habitantes. A cheia foi provocada pelas chuvas torrenciais desta semana no país.
[SAIBAMAIS]De acordo com informações preliminares, várias pessoas estão desaparecidas, enquanto as equipes de emergência tentam resgatar as pessoas em zonas inundadas após a passagem do tufão Etau.
As intensas chuvas agravaram um problema vinculado às águas contaminadas da central nuclear acidentada de Fukushima, depois que provocaram o transbordamento das bombas de drenagem do local, o que jogou água contaminada com radiação no oceano. "A chuva tem uma escala que nunca havíamos registrado antes", disse a meteorologista Takuya Deshimaru.
O primeiro-ministro Shinzo Abe declarou que o governo está em alerta máximo. "O governo permanecerá unido e fará todo o possível para lidar com este desastre. As pessoas são as nossas prioridades", disse.
Em Joso, as casas e os veículos foram arrastados junto com postes de energia elétrica, enquanto oficiais do exército eram enviados à região para ajudar no resgate. "Por favor, continuem pedindo ajuda. Por favor, não percam a esperança", afirmou um apresentador da NHK em uma mensagem supostamente dirigida aos habitantes da região.
O tufão Etau, que atingiu o Japão na quarta-feira (9/9), se deslocou para o Mar do Japão, mas as chuvas intensas ainda afetam o país. Mais de 10 pessoas ficaram feridas, incluindo uma mulher de 77 anos que fraturou a perna ao cair em consequência dos fortes ventos.