Mitilene, Grécia - Ao menos 22.500 refugiados e imigrantes foram registrados desde a segunda-feira passada na ilha grega de Lesbos, informou a polícia à AFP nesta quinta-feira.
Lesbos, que tem 86 mil habitantes, é uma das numerosas ilhas gregas do Mar Egeu a receber um considerável fluxo de imigrantes, especialmente da Síria, que fazem a travessia por mar através da Turquia.
As autoridades abriram na segunda-feira um centro de registro de emergência para imigrantes na ilha para tentar organizar o fluxo de refugiados.
Um grande número de imigrantes está bloqueado em Lesbos há vários dias sem o devido registro, o que impede seu embarque para Atenas, outra etapa de seu périplo pela União Europeia em busca de asilo.
Milhares de imigrantes estão vivendo nas ruas de Lesbos em condições precárias, e os confrontos entre a polícia e os refugiados são constantes.
A partir de quarta-feira, o número de pessoas que chegam à ilha diminuiu consideravelmente, mas os botes infláveis continuam trazendo imigrantes a partir da Turquia.