Agência France-Presse
postado em 11/09/2015 08:54
Berlim, Alemanha - Islamitas radicais na Alemanha estão tentando recrutar alguns dos demandantes de asilo que chegam ao país, informaram os serviços de inteligência alemães, citados pela agência de notícias DPA.[SAIBAMAIS]Os extremistas "estão tentando se aproximar de jovens refugiados que viajam sozinhos, que chegam ao nosso país sem suas famílias e que estão buscando contatos e apoio particularmente", declarou um porta-voz dos serviços de inteligência do estado da Baviera à DPA.
O porta-voz afirmou que muitos jovens são abordados nos arredores dos centros de recepção, mas também na estação de trem de Munique, onde muitos demandantes de asilo chegaram da Áustria e da Hungria nas últimas semanas. Os islamitas "querem se aproveitar da insegurança e da angústia dos refugiados", afirmou.
Na terça-feira (8/9), os serviços de inteligência na Renânia do Norte-Westfália informaram sobre contatos similares nesta região, afirmando que os islamitas radicais estavam abordando os solicitantes de asilo fingindo ser membros de organizações beneficentes. "Vamos informar aos funcionários dos centros de recepção e deixá-los cientes da situação e dos métodos utilizados quando tentam abordar" jovens refugiados, disse um porta-voz na região, também citado pela DPA.
Segundo o sistema de quotas da Alemanha, Renânia do Norte-Westfália e Baviera são as duas regiões que recebem mais solicitantes de asilo, com 21% e 15%, respectivamente. A Alemanha espera receber 800.000 solicitantes de asilo neste ano, quatro vezes mais que no ano passado. Os sírios, que fogem da guerra em seu país, são o grupo mais numeroso.