Mundo

Obama: estratégia russa na Síria está 'condenada ao fracasso'

Esta semana, o governo americano relatou o envio recente de equipamento e de soldados russos para perto de Latakia, reduto alauíta do presidente Bashar al-Assad

Agência France-Presse
postado em 11/09/2015 18:58

Fort Meade, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou nesta sexta-feira que está "condenada ao fracasso" a estratégia da Rússia na Síria de querer manter o regime de Bashar al-Assad.

"A Rússia compartilha conosco a vontade de lutar contra o extremismo violento", explicou Obama na base militar de Fort Meade (em Maryland, leste dos EUA).

"Se estiverem prontos para trabalhar conosco e com os 60 países da coalizão, então, há uma possibilidade de um acordo político de transição", afirmou o presidente americano.

Leia mais notícias em Mundo

Obama ressaltou, porém, que "a má notícia é que a Rússia continua acreditando que Al-Assad é alguém que merece ser apoiado".

Nesse sentido, a mensagem de Obama para a Rússia foi a seguinte: "não podem continuar aplicando uma estratégia que está condenada ao fracasso".

Segundo Obama, Al-Assad é "um destruidor de seu próprio povo", que transformou o país em uma área que atraiu "jihadistas de toda a região".

Esta semana, o governo americano relatou o envio recente de equipamento e de soldados russos para perto de Latakia, reduto alauíta do presidente Bashar al-Assad.

Moscou negou qualquer reforço de sua presença militar na região. O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, admitiu, porém, que aviões russos dirigidos à Síria também levavam equipamentos militares, e não apenas ajuda humanitária, como havia sido informado em um primeiro momento.

Nesta sexta-feira, a Rússia pediu à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos que coopere com Damasco para coordenar melhor suas incursões contra os "jihadistas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação