Mundo

Peregrinação à Meca acontecerá apesar da tragédia na Grande Mesquita

Mesmo após a queda de um guindaste que causou a morte de 100 pessoas o evento será realizado. "Isso não afetará em nada o Haj", afirmou uma fonte

Agência France-Presse
postado em 12/09/2015 09:40
Meca -- A peregrinação muçulmana à Meca começará em 21 ou 22 de setembro, como estava previsto, apesar da queda de um guindaste sobre a Grande Mesquita na véspera, que causou a morte de mais de cem pessoas, informou uma fonte saudita.

"Isso não afetará em nada o Haj", afirmou a fonte anônima, acrescentando que os reparos do templo levarão vários dias.

[SAIBAMAIS]Ao menos 107 pessoas morreram e 238 ficaram feridas na sexta-feria na queda de um guindaste sobre a Grande Mesquita de Meca, no oeste da Arábia Saudita.

O porta-voz das duas mesquitas santas (Meca e Medina), Ahmed bin Mohamed Al Mansouri, citado pela agência SPA, informou que o guindaste caiu às 17h10 locais (11h10, hora de Brasília) "devido a ventos violentos e às fortes chuvas".

O governador da região, príncipe Khaled al-Faiçal, ordenou a abertura de uma investigação, a duas semanas da peregrinação anual a Meca, que reúne fiéis muçulmanos em todo o mundo.

O incidente ocorreu no dia mais movimentado, na sexta-feira, dia da oração para os muçulmanos, quando a Grande Mesquita de Meca se enche de fiéis e peregrinos.

A Grande Mesquita abriga em seu pátio a Kaaba, enorme estrutura em forma de cubo negro, na direção da qual os muçulmanos de todo o mundo devem se curvar para orar cinco vezes por dia.

As autoridades começaram uma enorme obra pública para ampliar a área da mesquita em 400.000 m;, o que permitiria acolher até 2,2 milhões de pessoas. A mesquita estava rodeada há anos de diversos guindastes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação