Mundo

Elton John defende mais tolerância em relação aos homossexuais na Ucrânia

Em junho passado, 25 pessoas foram presas em Kiev em choques que provocaram vários feridos durante uma "marcha pela igualdade"

Agência France-Presse
postado em 12/09/2015 13:36
Kiev - O cantor e compositor britânico Elton John afirmou neste sábado, em Kiev, que a Ucrânia ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de tolerância em relação a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (LGBT).

"Eu digo com muita tristeza que, neste mesmo lugar, nesta mesma cidade, foi preciso organizar uma modesta passeata do orgulho gay em um lugar secreto, para tentar evitar que baderneiros invadissem e cometessem atos de violência contra os participantes", lamentou.



"A passeata durou 10 minutos no total, a pancadaria durou mais de uma hora", acrescentou, em um discurso pronunciado na conferência internacional anual Yalta European Strategy (YES). "Por isso, digo com pesar: resta-nos um longo caminho a percorrer".

Em junho passado, 25 pessoas foram presas em Kiev em choques que provocaram vários feridos durante uma "marcha pela igualdade". Era o segundo Orgulho Gay organizado na Ucrânia.

O primeiro Orgulho Gay da Ucrânia independente foi realizado em 2013 e reuniu cerca de cem pessoas em Kiev. Em 2014, a marcha foi cancelada porque a polícia se negou a garantir a segurança do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação