Mundo

Rússia vota em eleições regionais com oposição marginalizada

Russos elegerão governadores, parlamentares regionais e administradores regionais

Agência France-Presse
postado em 13/09/2015 14:18
Cerca de 60 milhões de russos votam neste domingo (13/9) para eleger seus representantes regionais, em eleições que devem ser conquistadas pelo partido pró-Kremlin Rússia Unida, já que o partido do principal opositor, Alexei Navalny, foi quase excluído das eleições.

No total, 42 entidades da Federação Russa (repúblicas, regiões e territórios) elegem 21 governadores, 11 parlamentares regionais e 23 administrações municipais, em alguns casos simultaneamente.

O partido liberal opositor Yabloko conseguiu apresentar 1.500 candidaturas em toda a Rússia, embora apenas uma para o cargo de governador.

Leia mais notícias em mundo

Já o partido Parnas só conseguiu apresentar dois candidatos na cidade de Kostroma, no centro do país, já que as comissões eleitorais se negaram a registrar os demais candidatos.

Assim, o partido liderado pelo opositor número um do Kremlin, Alexei Navalny, e o primeiro-ministro Mikhail Kasyanov, concentraram todos seus esforços em Kostroma, de 270.000 habitantes, situada 350 km ao noroeste de Moscou.

Na manhã deste domingo, a ONG Golos, que vigia as eleições na Rússia, já contava 56 casos de fraude em Kostroma e mais de 1.000 em todo país.

O partido no poder, Rússia Unida, tinha cerca de 44% das intenções de voto em Kostroma, contra 1% para os partidos de oposição, segundo as pesquisas do instituto VTsIOM publicadas na segunda-feira.

A abstenção é uma das grandes incógnitas da eleição, pouco investigada pela própria imprensa russa. Em 2014, a participação nas regionais foi de apenas 21%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação