Mundo

Califórnia declara estado de emergência por incêndios

Centenas de casas foram destruídas e milhares de pessoas ficaram desabrigadas

Agência France-Presse
postado em 13/09/2015 20:52

Os incêndios se propagam rapidamente pelo norte da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, destruindo centenas de casas e obrigando milhares de pessoas a fugir, o que levou às autoridades a declarar o estado de emergência neste domingo.

O governador democrata Jerry Brown adotou esta medida excepcional devido à rapidez do avanço das chamas nos condados de Lake e Napa, situados na famosa região vinícola ao norte de São Francisco.

Ao menos mil bombeiros foram enviados a esta zona para apagar o chamado "Valley Fire" (Incêndio do Vale), que está descontrolado e já devorou 16 mil hectares.

A Cruz Vermelha criou vários abrigos para receber as milhares de pessoas que fogem das chamas.

Leia mais notícias em Mundo


O porta-voz do departamento de bombeiros da Califórnia (CalFire), Daniel Berlant, assinalou que ainda é cedo para se avaliar os danos, mas adiantou que "centenas de estruturas foram destruídas".

Enquanto isso, quatro bombeiros que ficaram feridos com queimaduras de segundo grau estavam hospitalizados em condição estável, disseram as autoridades.

Impulsionadas pelos fortes ventos e altas temperaturas, as chamas consumiram mais de 10 mil hectares em Lake County, revelou Berlant.

As chamas nos condados de Amador e Calaveras arrasaram mais de 30.000 hectares, e 4.000 bombeiros tentavam controlar a situação, após a destruição de 86 casas e 51 edificações no chamado "Incêndio de Butte", a sudeste de Sacramento.

Segundo Berlant, cerca de 6.400 prédios estão sob ameaça das chamas.

Os incêndios que atingem este estado da costa oeste dos Estados Unidos, afetado por uma forte seca, podem ser os mais prejudiciais registrados até agora.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação