Agência France-Presse
postado em 14/09/2015 10:02
Bruxelas, Bélgica - A Áustria vai restabelecer nas próximas horas os controles em suas fronteiras para enfrentar o fluxo de migrantes e refugiados, um dia depois de uma decisão similar da Alemanha, anunciou em Bruxelas a ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner.[SAIBAMAIS]"Vamos proceder como a Alemanha, ou seja, os controles provisórios nas fronteiras são autorizados no marco de Schengen e vamos reintroduzi-los", declarou pouco antes de uma reunião extraordinária de ministros do Interior da UE.
"Isto significa controles diretos na fronteira poucas horas depois dos preparativos desta segunda-feira pelo governo austríaco", disse. Segundo a ministra, a Áustria tem atualmente 18.000 refugiados.
A Alemanha decidiu no domingo reintroduzir os controles em suas fronteiras para "conter" o fluxo de refugiados que, segundo Berlim, o país não consegue mais administrar depois da abertura das fronteiras na última semana.
Berlim destacou, no entanto, que os controles não significam o fechamento das fronteiras aos solicitantes de asilo e aos que reclamam o estatuto de refugiados.