Jornal Correio Braziliense

Mundo

Califórnia está em estado de emergência por incêndios

Mais de 5.500 bombeiros lutam contra as chamas que destruíram 46.700 hectares e centenas de habitações e comércios



A declaração do estado de emergência permite a liberação de recursos adicionais para cobrir os custos do combate aos incêndios. Também possibilite a mobilização de tropas da Guarda Nacional para ajudar na tarefa. Quase 64.000 casas estão ameaçadas por estes incêndios, segundo Berlant. Três outros incêndios afetam o estado vizinho de Oregon, e outros 10 no estado de Washington, mais ao norte. Cerca de 70 bombeiros da Austrália e Nova Zelândia ajudam seus colegas no oeste dos Estados Unidos. Uma seca afeta a Califórnia há quatro anos, o que piorou a situação.

Berlant indicou que desde 1; de julho foram gastos mais de 212 milhões de dólares para combater incêndios sob a jurisdição do CAL FIRE. Os custos de outros incêndios, como os que devastaram as florestas de Sierra Nevada, foram em grande parte cobertos por agências federais.

O Serviço Florestal americano gastou cerca de 1,3 bilhão no combate a incêndios, e está se aproximando de seu recorde de 1,6 bilhão de 2002. Setembro é um dos piores meses do ano quanto a incêndios na Califórnia.

Cerca de 36.000 km2 foram queimados em todo o país desde o início de 2015, um ano que pode se tornar a pior em termos de incêndios e dinheiro investidos em seu combate.