Mundo

Alemanha sugere reduzir os fundos estruturais da União Europeia

A Alemanha, que receberá entre 800.000 e um milhão de solicitantes de asilo este ano

Agência France-Presse
postado em 15/09/2015 07:43
Berlim, Alemanha - O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizi;re, sugeriu nesta terça-feira (15/9) a possibilidade de reduzir os fundos estruturais da União Europeia (UE) aos países que rejeitam o plano de cotas de distribuição de refugiados.

[SAIBAMAIS]"Devemos falar de meios de pressão", afirmou Maizi;re, um dia depois do fracasso da reunião de ministros do Interior da UE sobre a designação de cotas. "Os países que rejeitam as cotas são países que recebem muitos fundos estruturais europeus", completou o ministro, que lamentou a "falta de solidariedade de uma minoria". "Me parece justo que recebam menos recursos financeiros da UE", disse Maizi;re em uma entrevista ao canal ZDF, ao apoiar a proposta neste sentido do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.



Na segunda-feira, os 28 Estados da UE não conseguiram chegar a um acordo sobre um plano de cotas obrigatórias por país para receber 120.000 refugiados. "Um determinado número de países não quer aderir a este processo de solidariedade", entre eles Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia, afirmou o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.

A Alemanha, que receberá entre 800.000 e um milhão de solicitantes de asilo este ano, restabeleceu no domingo os controles nas fronteiras, suspendendo de fato os acordos de livre circulação europeus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação