Mundo

EUA exigem que a Coreia do Norte evite 'provocações' em termos nucleares

A Coreia do Norte confirmou nesta terça-feira (15/9) que reativou o reator nuclear de Yongbyon

Agência France-Presse
postado em 15/09/2015 14:44
A Casa Branca pediu nesta terça-feira (15/9) à Coreia do Norte que evite "provocações irresponsáveis" depois que Pyongyang voltou a colocar em funcionamento um reator considerado sua principal fonte de plutônio de qualidade militar. "A Coreia do Norte deveria abster-se de provocações irresponsáveis, que não fazem mais do que agravar as tensões regionais", declarou John Earnst, porta-voz da presidência americana.

[SAIBAMAIS]A Coreia do Norte confirmou nesta terça-feira (15/9) que reativou o reator nuclear de Yongbyon, considerado a principal fonte de plutônio de uso militar do país, um novo indício inquietante sobre suas intenções nucleares.

A confirmação do diretor do Instituto de Energia Atômica da Coreia do Norte (AEI) foi anunciada pouco depois das declarações do diretor da Agência Espacial Norte-Coreana sobre o lançamento em breve de um satélite, o que provocou especulações sobre o lançamento de um foguete de longo alcance.



As duas declarações pretendem elevar a tensão e incluir a Coreia do Norte na agenda da reunião entre Estados Unidos e China prevista para o fim de setembro, segundo os analistas.

O complexo inclui um reator de cinco megawatts capaz de produzir quase seis quilos de plutônio por ano, uma quantidade suficiente para uma bomba nuclear.

O reator de Yonbyon foi fechado em 2007 como parte de um acordo internacional de desarmamento em troca de ajuda, mas a Coreia do Norte iniciou obras de reforma após o último teste nuclear em 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação