Mundo

ONG pede à Espanha que deixe entrar migrantes sírios

Agência France-Presse
postado em 15/09/2015 17:57
A organização de defesa das crianças Save the Children pediu nesta terça-feira a Madri que ajude centenas de crianças sírias a entrar no enclave espanhol de Melilla, no território do Marrocos.

"Mil sírios que fugiram da guerra, a maioria crianças, estão bloqueados nas cidades marroquinas de Nador e Beni Enzar, à espera de que a polícia marroquina lhes permita passar para Melilla", anunciou a ONG em um comunicado.

A ONG pede ao governo espanhol que dê instruções ao seu consulado em Nador (Marrocos) para dar aos sírios permissões para entrar na Espanha.

"Ao longo desta difícil rota, estas crianças estiveram expostas ao sofrimento, à fome e à violência. É inadmissível que, na fronteira sul da Europa, estejam ocorrendo estas situações. O governo espanhol tem que agilizar a entrada destas pessoas e incluí-las no lugar de refugiados que a UE lhes atribuiu;, afirmou Andrés Conde, diretor-geral da Save the Children.

Melilla, cidade de 80 mil habitantes, está cercada de altas cercas para desencorajar os migrantes que, aos milhares, tentam todos os anos cruzar a fronteira. Junto ao enclave de Ceuta, mais próximo do estreito de Gilbraltar, são as únicas fronteiras da UE na África.

Vindos da Síria através da Turquia até a Argélia e o Marrocos guiados por traficantes de seres humanos, mil refugiados, entre eles muitas crianças, conheceram todos os tipos de pesares, insistiu o encarregado da ONG.

Este país aceitou receber mais de 17.000 refugiados entre as centenas de milhares de migrantes que fogem da Síria e de outros países em guerra, que chegaram à Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação