Agência France-Presse
postado em 16/09/2015 09:06
A França realizará seus primeiros bombardeios contra a organização Estado Islâmico (EI) na Síria nas próximas semanas, anunciou nesta quarta-feira (16/9) o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.[SAIBAMAIS]Interrogado pela rádio francesa France Inter sobre quando os caças franceses - que realizam na Síria voos de reconhecimento desde 8 de setembro - passarão a bombardear, o ministro respondeu: "Nas próximas semanas, quando tivermos alvos bem identificados".
"Não vou indicar os planos de voo", acrescentou Le Drian, quando foi solicitado a dar mais detalhes. "Seria um erro tático", explicou o ministro.
O Estado Islâmico "avançou de tal maneira que ameaça ao mesmo tempo o Exército Sírio Livre e a resistência síria na região de Aleppo, mas também, para além do eixo Damasco-Homs, o Líbano se conseguir quebrar esta linha", disse Le Drian.
O ministro francês também se referiu ao papel da Rússia, que nas últimas semanas reforçou seu apoio ao governo de Bashar al-Assad. "Quer dizer que se protegem contra uma eventual queda de Bashar al-Assad? Esta pergunta deveria ser feita a eles", disse o ministro.
"O que importa é que a Rússia forme parte da solução, e a solução não passa por Bashar al-Assad", acrescentou.