Mundo

Donald Trump é tema principal em debate republicano à presidência dos EUA

"Senhor Trump, não precisamos de um aprendiz na Casa Branca, já temos um", afirmo um dos candidatos, Scott Walker

Agência France-Presse
postado em 17/09/2015 08:18
Debate entre republicanos contou com a participação de todos os candidatos do partido

Simi Valley, Estados Unidos -
O magnata Donald Trump, o pré-candidato republicano em melhor posição nas pesquisas, virou o alvo preferido dos ataques em um debate na quarta-feira (16/9) com os rivais do partido, ao mesmo tempo que Carly Fiorina, a única mulher do grupo, mostrou suas credenciais. "Senhor Trump, não precisamos de um aprendiz na Casa Branca, já temos um", disse o aspirante Scott Walker, governador de Wisconsin e em queda livre nas pesquisas, em uma referência ao programa de televisão que transformou Trump em uma grande celebridade.

[SAIBAMAIS]Trump devolveu os ataques, fazendo jus à fama de organizar uma campanha com humilhações aos adversários para impor seu nome na disputa para definir quem será o representante do Partido Republicano na eleição presidencial de 2016. "Em Wisconsin apareço como o número um e os seus números desabam", respondeu Trump a Walker, sem esconder certo desdém a respeito do colega.

Onze pré-candidatos na disputa

Outros 10 aspirantes republicanos, além de Trump, participaram no debate, que aconteceu na Biblioteca Presidencial Reagan em Simi Valley, Califórnia. Alguns, como o ex-governador da Flórida Jeb Bush, estão sob intensa pressão para conseguir alavancar a campanha, já que existe o risco de chegar ao momento das primárias praticamente sem chances de obter a indicação republicana.

O debate de quarta-feira reservou uma boa surpresa com o desempenho de Carly Fiorina, ex-CEO da Hewlett-Packard. Em um dos momentos mais tensos do debate, Fiorina respondeu com elegância aos comentários ofensivos formulados por Trump sobre sua aparência e sobre como isto afasta os eleitores. "Acredito que todas as mulheres do país escutaram claramente o que senhor Trump disse", afirmou a pré-candidata, que foi muito aplaudida neste momento. Fiorina também se destacou ao demonstrar conhecimento de dados militares e criticar a pré-candidata do Partido Democrata Hillary Clinton por sua falta de êxitos.



A republicana provocou uma grande comoção ao revelar que perdeu um filho para o vício em drogas e também encontrou tempo para criticar duramente Trump por suas práticas comerciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação