Mundo

FMI se diz disposto a trabalhar com novo governo grego

O organismo multilateral exige reformas políticas por parte de Atenas e espera medidas de alívio da dívida grega

Agência France-Presse
postado em 17/09/2015 13:55
Washington, Estados Unidos - O FMI disse nesta quinta-feira que está disposto a trabalhar com o novo governo grego, independente de quem for eleito no domingo (20/9), mas não informou se participará do terceiro plano de ajuda ao país.

"Temos trabalhado com o governo interino e trabalharemos com o governo, seja qual for o resultado (das eleições) no domingo", declarou nesta quinta-feira (17/9) Gerry Rice, o porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) em uma coletiva de imprensa.


A três dias das eleições, o partido grego Nova Democracia se encontra lado a lado com o Syriza, a formação anti-austeridade que atribuiu uma responsabilidade "criminosa" ao FMI na crise econômica do país. "Temos que respeitar o que acontecer no fim de semana e as prerrogativas do governo grego e o que desejar fazer", acrescentou o porta-voz do FMI, que não informou quando a instituição dirá se integrará o terceiro plano de resgate ao país.

[SAIBAMAIS] O organismo multilateral, que inicialmente teria que dar seu veredito em outubro, exige reformas políticas por parte de Atenas e espera paralelamente medidas de alívio da dívida grega que os europeus são reticentes a aceitar. "Nossa postura não mudou", garantiu Rice na quarta-feira (16/9), recusando-se a dar uma data sobre a decisão do Fundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação